Repositório Digital

A- A A+

As identidades juvenis presente na EJA: como as tecnologias digitais podem trabalhar as dificuldades de aprendizagem

.

As identidades juvenis presente na EJA: como as tecnologias digitais podem trabalhar as dificuldades de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As identidades juvenis presente na EJA: como as tecnologias digitais podem trabalhar as dificuldades de aprendizagem
Autor Tavella , Tania Maria
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Material didático digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho identifica à mudança de perfil dos alunos da modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos), tendo como propósito compreender e discutir a realidade na qual estão inseridos, entender os motivos que levam os alunos com idades entre 15 à 18 anos migrarem para esta modalidade de ensino, alterando dessa forma a identidade da EJA para alunos com uma trajetória de fracasso, insucesso e dificuldades de aprendizagem. Neste contexto o uso das tecnologias digitais, principalmente da informática educativa se torna uma experiência agradável, tanto para professores quanto para alunos através da inserção da metodologia de projetos interdisciplinares como forma de trabalhar as diferentes realidades em sala de aula. Nesse trabalho as tecnologias digitais podem ser utilizadas como fonte de pesquisa, construção do conhecimento e ferramentas de apoio para desenvolver habilidades e competências na aprendizagem. Durante a pesquisa, a utilização das tecnologias digitais ocorreu através da realização de atividades de pesquisa, construção de texto, com edição de figuras e preparação de apresentação de temas como bullying, cultura indígena e plano de negócio que foram apresentados ao grande grupo, e também, a utilização de planilhas de cálculos, as quais foram utilizadas como ferramentas no mercado de trabalho. A aprendizagem é um processo que necessita criar um vínculo, possibilita uma articulação das capacidades de agir intelectualmente e pensar produtivamente. Os resultados apontam que o uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica contribuiu nas dificuldades de aprendizagem e principalmente na criação de novas metodologias de trabalho com a EJA.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102826
Arquivos Descrição Formato
000921859.pdf (767.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.