Repositório Digital

A- A A+

O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil

.

O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantil
Autor Machado, Tatiana Heck
Orientador Bitencourt, Jossiane Boyen Bitencourt
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Desenho animado
Ensino e aprendizagem
Imaginário infantil
Televisão (Comunicação)
[en] Cartoon
[en] Imaginary of child
[en] Television
Resumo O presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.
Abstract This study aim to analyze the importance of television and cartoons and its influence in building child imaginary, seeking subsequently identify teaching strategies that help teachers in teaching-learning process. The study highlights the concern with the animated cartoons, because it’s known that through images children construct meanings. This way, media must be inserted in school life to help student in learning and in their personal development. For make people really understand the educational potential of television to bring into classroom, as well as identifying the importance of pictures shown in cartoons, in order to complement the inquiry, we conducted interviews with teachers in early grades of Catharina Fridolina Weissheimer’s school at the city of Pareci Novo. Through research, it was noticed that most of the teachers interviewed have a negative view about the use of television, speciality cartoon as allies in the process of teaching-learning. Under this approach, we tried to build an action plan to help teachers construct a broader vision of a child’s imagination and utilize the pedagogical potential of television and cartoon in the school context.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102828
Arquivos Descrição Formato
000922101.pdf (348.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.