Repositório Digital

A- A A+

O uso das ferramentas midiáticas na Língua Portuguesa

.

O uso das ferramentas midiáticas na Língua Portuguesa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das ferramentas midiáticas na Língua Portuguesa
Autor Benfica, Patrícia Do Nascimento
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Língua portuguesa
Objeto de aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Education
[en] Learning objects
[en] Media
[en] Portuguese language
Resumo Tendo em vista que o desenvolvimento mundial está a nossa disposição a todo instante, se faz necessário que a escola utilize este desenvolvimento para que a educação também seja atrativa para os estudantes e estes utilizem as competências que a escola possui para desenvolverem-se como seres capazes de interagir com o desenvolvimento mundial e desta forma, se desenvolverem como seres atuantes também. Este trabalho tem como objetivo, avaliar o impacto da utilização das ferramentas midiáticas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de Língua Portuguesa do ensino fundamental de uma escola de Cidreira, região litorânea do Rio Grande do Sul. O presente trabalho oportuniza aos estudantes a construção de um objeto de aprendizagem que os possibilita demonstrar suas opiniões e visões a respeito da sociedade em que estão inseridos, seus pontos de vista sobre assuntos variados. Este OA é realizado através da produção textual narrativa, conteúdo da Língua Portuguesa escolhido para se trabalhar na construção do objeto de aprendizagem, pois esta possibilita ao estudante a construção de textos onde possa expressar-se. O objeto de aprendizagem construído com os estudantes foi a produção de um vídeo com imagens e som, sobre uma fábula que construíram em aula observando as características deste gênero textual o qual, deveria abordar um tema escolhido que retratasse algum aspecto da vida cotidiana dos estudantes e das pessoas de um modo geral. Na produção textual e na produção do vídeo foram observados aspectos como a coerência, principalmente, na parte da produção do texto observando questões de interpretatividade com relação atividade proposta e o tema escolhido, questões de engajamento em relação ao que lhes foi solicitado, pois para que ocorra o sucesso de qualquer atividade seja educacional ou social, o indivíduo deve se sentir motivado a realizá-la e desta maneira engajar-se para que o sucesso desta ocorra de forma efetiva. Através das atividades em aula, no ambiente informatizado e também com base em uma entrevista realizada com os estudantes, analisou-se a aceitação destes em relação à agregação das ferramentas midiáticas às atividades escolares, observando o auxílio que estas podem oportunizar ao ensino-aprendizagem de nossos estudantes que estão sempre conectados e utilizando estes avanços tecnológicos, que muitas vezes não são utilizados também dentro do ambiente escolar, o que é uma grande perda para a educação e os envolvidos nestas, pois a escola também tem que se desenvolver.
Abstract Considering that the development world is at our disposal at all times, it is necessary that the school use this development to education also is attractive to students and use these skills that the school has to develop as beings capable interacting with the developing world and thus develop as active beings too. This study aims to evaluate the impact of using media tools in the teaching and learning of students of Portuguese elementary school a school Cidreira, coastal region of Rio Grande do Sul. This work provides an opportunity for students to build a learning object that enables voice their opinions and views about the society in which they live, their views on various subjects. OA this is accomplished by producing textual narrative content of the Portuguese language chosen to work on the construction of a learning object, as this allows the student to construct texts which can express itself. The learning object was constructed with the students to produce a video with images and sound on a fable that built in class looking at the characteristics of this genre which should address a topic chosen to depict some aspect of the daily lives of students and people in general. In textual production and video production were observed aspects such as consistency, mainly on the production of the text noting interpretatividade issues regarding the proposed activity and the chosen theme, issues of engagement in relation to what was requested because to occur the success of any educational or social activity is, the individual should feel motivated to do it this way and engaging for the success of this happen effectively. Through the activities in the classroom, in a computerized environment and also based on an interview conducted with students, analyzed the acceptance of these in relation to media aggregation tools to school activities, noting the help they can create opportunities for teaching and learning Our students are always connected and using these technological advances, which are not often used also within the school environment, which is a great loss for education and those involved because the school also has to develop.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102830
Arquivos Descrição Formato
000919944.pdf (423.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.