Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorButzen, Rejanipt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102833pt_BR
dc.description.abstractOs recursos tecnológicos estão oportunizando novos desafios no processo de ensino e aprendizagem de discentes e docentes. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) os docentes tem papel importante na sua formação, pois, a maioria dos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem, buscam recuperar o tempo perdido e desejam adquirir novos conhecimentos. A importância da informática educativa para alunos e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinos é de grande relevância, pois, está contribuindo na aprendizagem. Através de um estudo de caso, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionários com alunos e professores da EJA. Com isso, foi possível identificar as dificuldades dos professores quanto ao uso da informática educativa, o uso e práticas dos alunos e docentes no laboratório de informática e as possibilidades e limitações da informática no processo de ensino e aprendizagem. A análise e interpretação de dados foram cuidadosamente avaliadas e percebemos que a escola precisa oferecer ao educando espaços significativos de aprendizagem e os docentes modificarem suas práticas pedagógicas para mediar seus conteúdos de forma mais atrativa ao educando, para os mesmos aprender e adquirir novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractTechnological resources are providing opportunities for new challenges in the teaching and learning of students and teachers. In Education for Youth and Adults (EJA) teachers have an important role in its formation, because the majority of students have learning difficulties, seek to recover the lost time and desire to acquire new knowledge. The importance of computer education for students and teachers of a public school in the region EJA Vale dos Sinos is of great importance, therefore, is contributing in learning. Through a case study, we conducted a survey of qualitative and quantitative approach, and was carried out questionnaires to students and teachers of the EJA. Thus, it was possible to identify the difficulties of teachers in the use of educational computing, the use and practices of students and teachers in the computer lab and the possibilities and limitations of information technology in teaching and learning. The analysis and interpretation of data were carefully evaluated and realized that the school must offer significant space to the student learning and teachers modify their teaching practices to mediate their content more attractive to the student, for the same learning and acquiring new knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância da informática educativa para discentes e docentes de uma escola municipal de EJA da região do Vale dos Sinospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples