Repositório Digital

A- A A+

Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental

.

Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor Zanette, Roselaine da Mota
Orientador Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Blog
Construção do conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Building knowledge
[en] Educational blogs
[en] Media and digital technologies in education
Resumo Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia.
Abstract This study aims to analyze how central teachers of lower grades of a public school in the urban area of Gravataí make use of blogs in their teaching. The research is a qualitative approach and data collection instrument was a questionnaire. The subjects were asked teachers in the early grades of elementary school. This study proposes the following reflection: To what extent are teachers of the lower grades of public school know the possibilities offered by blogs, collaborative space while production and development of reading, writing, criticality, exchange of knowledge and experiences? An analysis is critical and reflective on the data collected and the results indicate that these educators are gradually appropriated this interactive tool in their pedagogical action, seeking to understand its use in education, reviewing and renewing their practice. This work is based on contemporary authors who are dedicated to studies on educational computing, pedagogy, psychology and sociology.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102838
Arquivos Descrição Formato
000919992.pdf (561.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.