Repositório Digital

A- A A+

Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem

.

Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição das tecnologias digitais no processo de aprendizagem
Autor Homem, Sonia Mara Dos Santos
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Education
[en] Learning
[en] School
[en] Technologies
Resumo Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostrando que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. As novas tecnologias geram um impacto que abrange todos os setores, principalmente a educação. Estas mudanças causam expectativas e receios, assim como tudo que é novo. Sabe-se que há urgência em modificar os processos convencionais formais da escola. Experimentar novas práticas docentes que incluam o uso do computador é uma realidade que se impõe para melhorar a qualidade educacional. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo investigar práticas pedagógicas efetivas que conduzem à melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das tecnologias digitais. Como problema de pesquisa procurou saber como as tecnologias digitais podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais? A metodologia adotada é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e métodos participantes. Constata-se que as tecnologias digitais podem transformar o espaço pedagógico, deixando-o mais interessante e participativo, favorecendo a aprendizagem.
Abstract This paper presents the approach of the media with education, showing that even the popular classes have contact with the technologies, whether at home, at school, in the street Internet café or with classmates. What may not be clear to society and also for schools is how to use these technologies for the benefit of learning. The new technologies generate an impact that covers all sectors, especially education. These changes cause expectations and fears, as well as everything that is new. It is common sense saying that there is urgency to modify the conventional formal processes of the school. Trying new teaching practices that include the use of computers is a reality that is imposed to improve educational quality. In this perspective, the objective was to investigate effective teaching practices that lead to improved quality in teaching and learning through the use of digital technologies. As research problem looked into how digital technologies can enhance the teaching and learning in the early grades. The adopted methodology is applied nature, with a qualitative approach, with exploratory goals and participant methods. It appears that digital technologies can transform the educational space, making it more interesting and participatory, encouraging learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102843
Arquivos Descrição Formato
000921459.pdf (494.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.