Repositório Digital

A- A A+

O uso do software educacional como suporte de produção e autoria no ensino fundamental

.

O uso do software educacional como suporte de produção e autoria no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do software educacional como suporte de produção e autoria no ensino fundamental
Autor Michelon, Nilva
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
Letramento
Motivação
Produção do conhecimento
Software educacional
[en] Authoring
[en] Educational software
[en] Knowledge
[en] Motivation
[en] Production
Resumo A sociedade exige uma escola diferente, uma escola que ofereça possibilidades ao aluno de saber conhecer e saber fazer, por isso a pesquisa foi baseada em um estudo que busca meios para que o professor possa oferecer ao aluno uma prática pedagógica diferente, onde o mesmo possa ser autor e produtor do conhecimento a partir do uso de diferentes Softwares Educacionais. Baseado no problema da pesquisa pensou-se em como motivar professores e alunos no uso de Softwares Educacionais como ferramenta mais eficiente e eficaz no processo de autoria e produção de conhecimento. Para isso foi oferecido uma oficina a um grupo de professores que a partir da prática, visualizaram possibilidades de oferecer esta ferramenta aos alunos que, por sua vez, foram receptivos no processo de construção. Neste contexto foi apresentado, analisado, discutido e avaliado os Softwares Educacionais Scratch, Etoys, HagáQuê e QR Code. A possibilidade do ambiente escolar tornar-se uma oficina de produção, autoria, compartilhamento de conteúdos produzidos por educando e educadores, depende de uma atitude interdisciplinar e uma nova concepção em torno do currículo escolar. As mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a introdução do uso de softwares necessitam de um planejamento flexível e ousadia para promover a transformação da prática pedagógica. Ressalta-se a importância de educandos e educadores estarem motivados para que produzam aprendizagens significativas, através do uso de Softwares Educacionais. A prática desenvolvida por educadores e educandos através do uso destes softwares, é uma possibilidade de mudar o contexto escolar trazendo um novo olhar na conduta de conhecer e fazer, ensinar, aprender.
Abstract Society demands a different school, a school that offers opportunities for students to know and do know, so the research was based on a study that seeks ways for the teacher to provide students with a different pedagogical practice, where it may be author and producer of knowledge from the use of different educational software. Based on the research problem thought about how to motivate teachers and students in the use of Educational Software as a more efficient and effective tool in the authoring process and knowledge production. To do so was offered a workshop to a group of teachers from the practice of viewing possibilities to offer this tool to students who, in turn, were receptive in the construction process. In this context it was presented, analyzed, discussed and evaluated the educational software Scratch, Etoys, HagáQuê and QR Code. The possibility of the school environment becomes a workshop production, authoring, sharing content produced by learners and educators, depends on an interdisciplinary attitude and a new design around the school curriculum. The changes that may occur in the classroom with the introduction of the use of software require a flexible planning and boldness to promote the transformation of pedagogical practice. We stress the importance of students and educators are motivated to produce significant learning through the use of educational software. The practice developed by educators and students through the use of these software is a possibility of changing the school environment bringing a new look at the conduct of knowing and doing, teach, learn.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102847
Arquivos Descrição Formato
000919941.pdf (1.893Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.