Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio

.

Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
Autor Vaz, Priscila Andrea Severino
Orientador Geller, Marlise
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Ensino
Física
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como o uso da rede social Facebook pode auxiliar na flexibilização do currículo, aumentando os espaços, os tempos e as formas para construção de conhecimento, sem a necessidade uma mudança efetiva no ensino presencial. Este estudo foi baseado na teoria de desenvolvimento sócio interacionista de Vygotsky, com o apoio dos princípios e postulados do conectivismo, sugerindo as competências que devem ser desenvolvidas por estes alunos da era digital e o papel que o professor assume de orientador e mediador, auxiliando o aluno a trabalhar com o fluxo intenso de informações. A atividade foi proposta a uma turma de vinte alunos do Ensino Médio de um colégio particular de Portão. Os alunos realizaram uma pesquisa onde foram selecionados trechos de filmes, desenhos ou séries que foram relacionados com os conteúdos abordados nas aulas de Física. O objetivo desta atividade foi, através de desta abordagem lúdica, proporcionar uma conversão para o concreto e observar as percepções e as representações dos alunos. Foram utilizadas as teorias do epistemólogo Humberto Maturana para dar um caráter mais humano ao uso das tecnologias, procurando valorizar a experiência e a subjetividade do aluno, muitas vezes pouco exploradas nas ciências exatas. A rede social Facebook auxiliou no processo de ensino e aprendizagem durante as interações, síncrona e assíncrona, proporcionando um espaço de cooperação e colaboração nas discussões. A avaliação se deu através dos dados adquiridos com as entrevistas e com os dados coletados durante observação dos alunos em sala de aula e nas interações pela rede.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102849
Arquivos Descrição Formato
000919960.pdf (7.286Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.