Repositório Digital

A- A A+

Proposta de arquitetura e modelo de negócios em sistemas PLC

.

Proposta de arquitetura e modelo de negócios em sistemas PLC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de arquitetura e modelo de negócios em sistemas PLC
Autor Martins, Filadelfo Dias
Orientador Pereira, Carlos Eduardo
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Assunto Comunicação de dados
Energia elétrica : Distribuição
Redes elétricas
[en] Architecture of PLC Systems
[en] Business models
[en] Business plan
[en] PLC Acess Networks
[en] Powerline Communication Technology (PLC)
Resumo A presente dissertação tem por objetivo discutir a viabilidade da tecnologia PLC como rede de acesso ou última milha e também como modelo de negócios a ser explorado pelas Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica (EDEE). A tecnologia PLC vista como rede de acesso ou última milha é um sistema de comunicacao digital de dados a ser implementado a partir das redes elétricas de distribuição das EDEE. Essas redes apresentam características que dificultam a transmissão de sinais de telecomunicações em banda larga e banda estreita. As várias técnicas apresentadas neste trabalho dão a certeza da robustez e a comprovação da viabilidade da tecnologia PLC como meio de telecomunicação. A melhoria e melhor desempenho das redes PLC será alcançada quando os dados forem colhidos das redes de distribuição das EDEE do Brasil, através de futuros trabalhos de pesquisa da análise dos canais PLC e dos ruídos aditivos nas redes elétricas do nosso país. As EDEE podem aproveitar a tecnologia PLC como modelo de negócio. A idéia PLC como modelo de negócios é ampla, ou seja, várias configurações de negócio PLC podem ser exploradas. Os resultados numéricos e os benefícios à sociedade obtidos confirmam a relevância da tecnologia PLC.
Abstract A presente dissertação tem por objetivo discutir a viabilidade da tecnologia PLC como rede de acesso ou última milha e também como modelo de negócios a ser explorado pelas Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica (EDEE). A tecnologia PLC vista como rede de acesso ou última milha é um sistema de comunicacao digital de dados a ser implementado a partir das redes elétricas de distribuição das EDEE. Essas redes apresentam características que dificultam a transmissão de sinais de telecomunicações em banda larga e banda estreita. As várias técnicas apresentadas neste trabalho dão a certeza da robustez e a comprovação da viabilidade da tecnologia PLC como meio de telecomunicação. A melhoria e melhor desempenho das redes PLC será alcançada quando os dados forem colhidos das redes de distribuição das EDEE do Brasil, através de futuros trabalhos de pesquisa da análise dos canais PLC e dos ruídos aditivos nas redes elétricas do nosso país. As EDEE podem aproveitar a tecnologia PLC como modelo de negócio. A idéia PLC como modelo de negócios é ampla, ou seja, várias configurações de negócio PLC podem ser exploradas. Os resultados numéricos e os benefícios à sociedade obtidos confirmam a relevância da tecnologia PLC.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10296
Arquivos Descrição Formato
000558415.pdf (1.938Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.