Repositório Digital

A- A A+

Metamorfoseando espaços na educação infantil

.

Metamorfoseando espaços na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Metamorfoseando espaços na educação infantil
Autor Abreu, Anne Gabriela Ferreira de
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Escola
Espaço físico
Indicadores educacionais
Metamorfose
Organização
Qualidade da educação
Resumo Na realização deste trabalho, buscou-se analisar a organização dos espaços em uma escola da rede municipal de Esteio/RS, com o objetivo de evidenciar as concepções pedagógicas que circunscrevem esses espaços. Para tanto, considerou-se a organização dos espaços como um elemento curricular na educação infantil (FORNEIRO, 1998) e como um importante demarcador das especificidades dessa etapa, que, por sua vez, tem como objeto as relações educativas e como sujeito a criança. Usou-se como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário auto avaliativo, tal como o proposto nos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ao grupo de professoras da referida escola. Acredita-se que esse documento dispõe de elementos indispensáveis na organização do espaço – ainda que se reconheça, igualmente, suas limitações em apontar questões mais profundas para a compreensão da temática. Para a realização da análise, realizou-se o cruzamento entre os dados quantitativos extraídos dos questionários e as discussões acerca de práticas fundamentais na organização dos espaços como o brincar, o letramento e a produção visual da escola. Abordou-se também o que os indicadores “silenciam” e o quanto isso fere o entendimento da organização de um espaço para o protagonismo infantil. Espera-se que as discussões aqui propostas somem-se a outras, no sentido de contribuir para ampliar o quadro analítico das condições dos espaços da educação infantil, avaliando seus avanços e desafios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102974
Arquivos Descrição Formato
000935775.pdf (613.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.