Repositório Digital

A- A A+

"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela

.

"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
Autor Ludwig, Carla Angelica
Orientador Alves, Evandro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
Resumo Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102977
Arquivos Descrição Formato
000935791.pdf (1.180Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.