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O jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamental

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O jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamental

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Título O jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamental
Autor Schmitt, Viviane Peccin
Orientador Corbellini, Silvana
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital game
[en] Elementary education
[en] Teaching mathematics
Resumo O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre o uso do jogo digital, na quarta série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada, no segundo semestre de 2012, com alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, no município de Cerro Largo/ RS, visando verificar se as possíveis aprendizagens mediadas pelo uso do jogo digital estão em consonância com os objetivos traçados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática na educação fundamental. Ao utilizar o jogo como instrumento mediador do processo, os alunos encontraram significado para sua aprendizagem, eles se envolveram emocionalmente com o mesmo. Os resultados desse estudo indicaram que os jogos digitais, como o dos números da bruxa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem, quando forem planejadas aulas com recursos adequados aos conteúdos e a realidade dos alunos.
Abstract This work is the result of a study on the use of the digital game, in the fourth grade of elementary school. The research was conducted in the second half of 2012, with students from a school in State Schools in the municipality of Cerro Largo / RS, aiming to verify whether the possible learning mediated by the use of digital game are in line with the objectives outlined by National Curriculum for teaching mathematics in elementary education. By using the game as a tool mediating the process, students find meaning for their learning, they are emotionally involved with it. The results of this study indicated that digital games, as the numbers of witch can enhance the teaching-learning when lessons are planned with adequate resources to the contents and the reality of the students.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102978
Arquivos Descrição Formato
000922347.pdf (720.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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