Repositório Digital

A- A A+

O vídeo na construção e expressão dos saberes

.

O vídeo na construção e expressão dos saberes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O vídeo na construção e expressão dos saberes
Autor Brum, Ubiraci Fagundes
Orientador Bulegon, Ana Marli
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
colaboração
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
[en] Authoring
[en] Collaboration
[en] Digital technologies
Resumo Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: a utilização das tecnologias digitais no universo escolar. Ao mesmo tempo em que a escola vive angustiada para manter-se como um espaço onde a aprendizagem ocorra de forma efetiva vivencia-se o paradoxo: de um lado os alunos que dominam a tecnologia, porém não conseguem significá-la como ferramenta que lhes dará suporte para a aprendizagem, de outro lado professores angustiados por que precisam resolver a questão da aprendizagem efetiva e significativa, porém não preparados para fazer dessas ferramentas um instrumento para minimizar as diferenças entre o ambiente escolar e o universo vivencial do aluno. Esta pesquisa que teve como objeto de estudo o uso da ferramenta digital Vídeo com os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cacequi buscou vislumbrar os anseios dos alunos com relação a autoria na expressão dos saberes, tendo a ferramenta do Vídeo como possibilidade de comunicação e expressão desses saberes. A pesquisa pretende responder questões de como o currículo da escola poderá contribuir na formação pessoal do educando, considerando aspectos como a Autoria e Colaboração, bem como perceber na utilização do Vídeo um espaço de criação e formação de jovens com repertórios culturais e ampliados e desenvolvidos. Nesta perspectiva a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos pedagógicos com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e a construção do conhecimento a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que os alunos estão usando como forma de expressão. Assim o uso do Vídeo apresenta-se como um possível viabilizador para a concretização desses propósitos. Este trabalho analisa a ferramenta digital Vídeo a luz das teorias da construção do conhecimento e aprendizagens colaborativas objetivando avaliar seu uso como ferramenta de apoio aos educandos do Ensino Médio.
Abstract This study deals with a contemporary theme: the use of digital technologies in the universe. While the school lives anguished to maintain itself as a space where learning occurs effectively experience the paradoxical: on the one hand students who have mastered the technology, but they can't mean it as a tool that will give them support for learning, on the other hand distressed by teachers that need to resolve the question of effective learning and meaningful but not prepared to make these tools to minimize the differences between the school environment and the student's experiential universe. This research has as object of study the students a high school Eschol Stadia do municipal de Cacequi sought to catch a glimpse of the aspirations of the students regarding the authorship in the expression of knowledge, having the video tool as possibility of communication and expression of knowledge. The researches seeks to answer questions of how the school curriculum can help in educating personnel training, considering aspects such as authoring and Collaboration, as well as understand the use of the video a space of creation and formation of youth with cultural repertoires and expanded and developed. From this standpoint education may benefit by aggregating pedagogical concepts with the aim of stimulating collaborative learning and knowledge construction from an instrument that relates to today and that students are using as a form of expression. The use of the video is presented as a possible enabler for the achievement of these purposes. This paper analyzes the digital Video tool the light of theories of collaborative learning and knowledge building in order to assess its use as a tool for high school students.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102980
Arquivos Descrição Formato
000922140.pdf (437.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.