Repositório Digital

A- A A+

A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia

.

A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
Autor Alves, Vanderlei Carvalho
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Blog
Educação de jovens e adultos
Ensino
Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102986
Arquivos Descrição Formato
000922152.pdf (567.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.