Repositório Digital

A- A A+

A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano

.

A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
Autor Rapkiewicz, Vanderleia Franceschet Rapkiewicz
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto colaboração
Construção do conhecimento
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102987
Arquivos Descrição Formato
000922154.pdf (15.95Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.