Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento do conceito de inclusão digital na produção científica especializada

.

Mapeamento do conceito de inclusão digital na produção científica especializada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento do conceito de inclusão digital na produção científica especializada
Autor Silva, Vanessa Nogueira Da
Orientador Nunes, Cintia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Conceito
Inclusão digital
Mapa conceitual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital inclusion
[en] Education
[en] Mind map
Resumo A presente monografia apresenta uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos disponibilizados na Revista RENOTE (Revista de Novas Tecnologias na Educação) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Buscou-se mapear o conceito de Inclusão Digital, verificando demais conceitos atrelados ao tema segundo a perspectiva de diferentes autores de reconhecimento científico. A partir do termo Inclusão Digital inserido na ferramenta de busca da RENOTE e Portal Capes verificou-se as contribuições dos autores referentes ao tema e os demais conceitos que dele derivam. Os conceitos relacionados à Inclusão Digital foram: inclusão social, aprendizagem colaborativa, autoria, cooperação e capacitação de professores. Para apresentar esses conceitos e seus desdobramentos foi realizado um mapa conceitual.
Abstract The present study approaches a bibliographic search done from articles disposable in the RENOTE magazine (Magazine of New Technologies in Education) and, also, in the Portal of the periodical of the Coordination in improvement of Superior Level (Capes). We search to map the concept of Digital Inclusion, verifying other concepts linked to subject, according to the perspective of different authors of the academia. From the expression Digital Inclusion, inserted in the tool of search of the RENOTE and Capes Portal, we checked the contributions of the authors related to the subject and the further concepts which derive from it. The concepts related to the Digital Inclusion found are: social inclusion, collaborative learning, authorship, cooperation and qualification of teachers. To present these concepts and their implications it was done a mind map.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102988
Arquivos Descrição Formato
000922157.pdf (926.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.