Repositório Digital

A- A A+

O uso do rádio no processo de ensino-aprendizagem

.

O uso do rádio no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do rádio no processo de ensino-aprendizagem
Autor Mancuso, Vinícius De Moura
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Interdisciplinaridade
Radiodifusão educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Interdisciplinary work
[en] Learning
[en] School radio
Resumo O presente trabalho tem a pretensão de apresentar o rádio como um instrumento de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, traço um pequeno histórico mostrando como o rádio torna-se veículo de comunicação de massa e sua importância na difusão da cultura brasileira. O estudo é realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, visando problematizar o paradigma da sala de aula. Com o advento das Tecnologias da Informação da Comunicação, TICs, a informação e o conhecimento transcendem a internet, as redes, etc. Enquanto isso, a sala de aula continua reproduzindo velhas práticas pedagógicas. Pensando nisso, o rádio pode ajudar pedagogicamente tanto o professor como o aluno no processo de ensino-aprendizagem, transformandoos em proativos na construção do conhecimento. É necessário tornar evidente as contribuições do rádio escolar. O rádio pode e deve auxiliar o trabalho da escola e do professor de sala de aula no momento que tem potencial de agregar todas as áreas de conhecimento e ao mesmo tempo tornar o aluno protagonista da sua aprendizagem, sendo responsável por tudo aquilo que diz e faz dentro do espaço da rádio.
Abstract This work has the intention to present the radio as a tool to assist in the teaching-learning process. To do this, trace a brief history showing how the radio becomes vehicle of mass communication and its importance in the dissemination of Brazilian culture. The study is conducted from a qualitative study, aiming to discuss the paradigm of the classroom. With the advent of Information Communication Technologies, ICTs, information and knowledge transcend the internet, networks, etc. Meanwhile, the classroom continues reproducing old teaching practices. Thinking about it, the radio can help pedagogically both teacher and students in the teaching-learning process, transforming them into proactive in constructing knowledge. It is necessary to make clear the contributions of radio school. The radio can and should assist the work of the school and the teacher is the classroom at the moment that has the potential to aggregate all the areas of knowledge and at the sometime making the student the protagonist of his learning being responsible for everything he say and does in space radio.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103004
Arquivos Descrição Formato
000922163.pdf (397.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.