Repositório Digital

A- A A+

Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí

.

Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mídias na educação: um estudo sobre o ensino de matemática em uma escola pública do Município de Gravataí
Autor Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Ensino
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho traz os resultados da pesquisa realizada com os professores de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, localizada no município de Gravataí. O objetivo deste configurou-se em discutir a importância das “mídias educacionais” no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Para isto, fez-se necessária a apropriação da discussão acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional através da utilização das mídias tecnológicas, mas especificamente enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilização das mídias na educação estimula os educandos a estudarem Matemática e a gostarem dela. Até mesmo aqueles que não se identificam com a matéria despertam o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspicácia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados. No entanto, os professores não se encontram preparados para usar as mídias e, apesar de muitas vezes querer usá-las, esbarram na falta de preparo, na desinformação e no sucateamento dos Laboratórios de Informática.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103005
Arquivos Descrição Formato
000922373.pdf (687.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.