Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLara, Ana Paula da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:11:43Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103006pt_BR
dc.description.abstractNa pesquisa, analiso as narrativas de professores de uma escola pública estadual sobre alunos com deficiência em situação de inclusão. Como referencial teórico, utilizo três noções a partir do campo dos Estudos Culturais: narrativa (CARTER, 1993; ELBAZ, 1990 e outros), experiência (LARROSA, 2002) e inclusão (LOPES, 2007; 2008). Para a produção de dados, realizei entrevistas com três professoras, tendo como pauta suas experiências docentes com alunos em situação de inclusão. Foram feitas as seguintes perguntas: O que é inclusão e quem é o aluno incluído? e Como foi sua experiência de inclusão de alunos com deficiência?. Utilizar as narrativas de professores como método de pesquisa nos faz ouvi-los como os principais locutores de uma história. Analisar suas falas nos permite refletir sobre como suas experiências docentes têm ocorrido diante da presença de alunos em situação de inclusão como prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Ao analisar as narrativas, construí os seguintes agrupamentos temáticos (ANDRADE, 2012): (1) Não temos apoio dos pais: narrativas que falam sobre a pouca presença e incentivo dos pais na vida escolar do filho. (2) Não tive formação: narrativas sobre a falta de capacitação dos docentes. (3) Não temos estrutura: narrativas sobre os recursos oferecidos pela escola para atender alunos de inclusão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectExperiências de ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleNarrativas de professores sobre suas experiências com alunos com deficiência em situação de inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples