Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorSlomka, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2007-07-27T20:41:44Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10318pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata de uma temática específica: as formas e contornos que o corpo adquire na subjetivação de si e do outro, como lugar de identificação na contemporaneidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em procurar compreender a relevância que o corpo assume atualmente nos modos de nomeação do outro jovem, e de que modo isso estaria afetando os sujeitos. Para tanto, realizamos uma análise de imagens sobre corpos jovens e um estudo sobre depoimentos de estudantes a respeito do tema, a fim de problematizar discursos e práticas diversas que se produzem e circulam relacionadas a esse debate. Em termos metodológicos, trabalhamos com dois grupos focais, de 12 alunos do Ensino Médio, na faixa de idade entre 15 e 18 anos, que discorreram sobre 28 fotografias de corpos jovens e sobre seqüências de dois filmes. Utilizando conceitos como alteridade, corpo, juventude, diferença e subjetividade, de autores como Jurandir Freire Costa, Francisco Ortega, Michel Foucault e Denise Sant’Anna, entre outros, pudemos concluir, mesmo provisoriamente, que a imagem do corpo parece estar regulando, em grande medida, as relações entre os jovens, de forma a qualificar, caracterizar e ordenar o outro, assim como definir seu respectivo pertencimento nas esferas sociais. Os depoimentos coletados indicam que as relações nessa sociedade e cultura parecem estar construídas em torno de um apelo fortemente idealizado sobre a imagem, em relação à qual os indivíduos se vêem entre a resistência e a submissão.pt_BR
dc.description.abstractThe present research deals with a specific theme: the shapes and outlines that the body acquires in the subjectivation of oneself and the other, as a place of identification in contemporaneity. The general objective of the research is to try and understand the relevance taken on by the body nowadays in the ways to name another youngster, and how this could be affecting the subjects. For that purpose, we have analyzed images of young bodies and a study about students’ testimonies concerning the theme, in order to problematize discourse and various practices that originate and circulate related to this debate. In terms of methodology, we have worked with two focal groups, of 12 students from Secondary School, between the ages of 15 and 18, who talked about 28 photographs of young bodies and about excerpts of two films. Using concepts such as alterity, body, youth, difference and subjectivity, from authors like Jurandir Freire Costa, Francisco Ortega, Michel Foucault and Denise Sant’Anna, among others, we could get to the conclusion, even if not definitely, that the image of the body seems to be regulating, to a great extent, the relations among youngsters, qualifying, characterizing and arranging the other, as well as defining their respective belonging in the social spheres. The testimonies collected indicate that the relations in this society and culture seem to be built around a strongly idealized appeal about the image, in relation to which the individuals see themselves between resistance and submission.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectAlterityen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titleCorpo e juventude : a nomeação do outro na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000595364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples