Repositório Digital

A- A A+

Gripe aviária : entusiasmo ou preocupação?

.

Gripe aviária : entusiasmo ou preocupação?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gripe aviária : entusiasmo ou preocupação?
Autor Gehrke, Sandra Bonaspetti
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Comércio internacional
Exportação : Brasil
Gestão empresarial
Planejamento estratégico
Resumo O objetivo deste caso é avaliar como o aparecimento de uma doença de aves (Gripe Aviária ou Influenza Aviária) em países importadores de carne de frango, desde 2001, está influenciando o comércio internacional de produtos avícolas. Foram analisadas as oportunidades do Brasil e, em especial, de uma empresa exportadora de frangos, a Avesul, de melhorar a penetração em mercados ainda não explorados, e aumentar faturamento de exportação. Também, foi avaliado o risco da Gripe Aviária entrar no Brasil, e como esta doença poderia afetar a produção e exportação de frangos do país e da Avesul. O protagonista do caso, presidente da empresa Avesul, Sr. Paulo Carvalho, ao analisar o cenário mundial relacionado com a Gripe Aviária, que num momento faz com que a demanda internacional por carne de frangos se incremente, e em outro momento agita o mercado mundial, reduzindo o consumo de carne de frangos pela população, se depara com o seguinte dilema: entusiasma-se com a possibilidade de aumentar as exportações de carne de frangos, aumentando a penetração de vendas em mercados mais exigentes, e por conseqüência, de maior lucratividade, projetando então um aumento da produção de carne em sua empresa, alocando para isto recursos para investimentos em novos abatedouros, e para implementação de sistemas de qualidade em toda a cadeia de produção de frangos ou, ao contrário, preocupa-se com a crise no setor produtivo de carne de frangos, causado pela queda no consumo e nos preços, influenciados pelos novos surtos de Gripe Aviária surgidos na Europa, e reduz a produção de carne da empresa, fechando abatedouros? Após avaliar várias estratégias, a empresa optou por dar segmento ao seu processo de expansão e qualificação das exportações, projetando para isto uma série de melhorias em seus processos produtivos, além da estruturação de um departamento de comércio exterior mais agressivo e atuante. O objetivo estratégico da empresa foi definido como: ser uma das maiores e melhores empresas produtoras e exportadoras de carne de frangos do país.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103205
Arquivos Descrição Formato
000590609.pdf (101.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.