Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingospt_BR
dc.contributor.authorGehrke, Sandra Bonaspettipt_BR
dc.date.accessioned2014-09-16T02:14:07Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103205pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste caso é avaliar como o aparecimento de uma doença de aves (Gripe Aviária ou Influenza Aviária) em países importadores de carne de frango, desde 2001, está influenciando o comércio internacional de produtos avícolas. Foram analisadas as oportunidades do Brasil e, em especial, de uma empresa exportadora de frangos, a Avesul, de melhorar a penetração em mercados ainda não explorados, e aumentar faturamento de exportação. Também, foi avaliado o risco da Gripe Aviária entrar no Brasil, e como esta doença poderia afetar a produção e exportação de frangos do país e da Avesul. O protagonista do caso, presidente da empresa Avesul, Sr. Paulo Carvalho, ao analisar o cenário mundial relacionado com a Gripe Aviária, que num momento faz com que a demanda internacional por carne de frangos se incremente, e em outro momento agita o mercado mundial, reduzindo o consumo de carne de frangos pela população, se depara com o seguinte dilema: entusiasma-se com a possibilidade de aumentar as exportações de carne de frangos, aumentando a penetração de vendas em mercados mais exigentes, e por conseqüência, de maior lucratividade, projetando então um aumento da produção de carne em sua empresa, alocando para isto recursos para investimentos em novos abatedouros, e para implementação de sistemas de qualidade em toda a cadeia de produção de frangos ou, ao contrário, preocupa-se com a crise no setor produtivo de carne de frangos, causado pela queda no consumo e nos preços, influenciados pelos novos surtos de Gripe Aviária surgidos na Europa, e reduz a produção de carne da empresa, fechando abatedouros? Após avaliar várias estratégias, a empresa optou por dar segmento ao seu processo de expansão e qualificação das exportações, projetando para isto uma série de melhorias em seus processos produtivos, além da estruturação de um departamento de comércio exterior mais agressivo e atuante. O objetivo estratégico da empresa foi definido como: ser uma das maiores e melhores empresas produtoras e exportadoras de carne de frangos do país.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectExportação : Brasilpt_BR
dc.titleGripe aviária : entusiasmo ou preocupação?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000590609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples