Repositório Digital

A- A A+

Gestão de contratos de obras de engenharia no serviço público

.

Gestão de contratos de obras de engenharia no serviço público

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de contratos de obras de engenharia no serviço público
Autor Daudt Filho, Carlos Dario Lopes
Orientador Mileski, Helio Saul
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública/TRF 4. Região.
Assunto Construção civil : Contratos
Serviço público : Administracao publica
Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de modelo de gestão para os contratos de obras de engenharia no serviço público. Por intermédio da experiência vivenciada na condição de gestor de contratos de obra de engenharia no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, diante das peculiaridades técnicas que envolvem obras de vulto econômico expressivo e das demandas surgidas na gestão dos contratos, visa o presente trabalho chamar a atenção para a natureza das decisões técnicas adotadas no canteiro de obras, suas conseqüências contratuais no momento de sua necessária tradução para os gestores não afeitos ao discurso técnico de engenharia e de arquitetura. Com base na constatação de que há um hiato entre os tipos de discursos envolvidos na gestão do contrato, o discurso de engenharia e arquitetura e o discurso técnico-jurídico necessário para a formalização das alterações contratuais surgidas no decorrer das obras, aponta-se a conveniência/necessidade de equalizar tais discursos numa linguagem comum, orientada pelo interesse público, com repercussão na equação econômica do contrato. Para isso defende-se a necessidade de atuar na gestão de modo a fazer convergir os dois tipos de discurso para uma mesma linguagem. Sem desconhecer a circunstância de que os discursos se constituem em instrumento de conquista e manutenção de poder defende-se a viabilidade dessa aproximação por intermédio do lançamento de um qualificado olhar sobre a gestão, acompanhando os contratos com o imperativo dever de entender as questões técnicas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103232
Arquivos Descrição Formato
000595257.pdf (142.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.