Repositório Digital

A- A A+

Residência social de implantação de projeto de literatura no meio rural : Projeto Roda Literária

.

Residência social de implantação de projeto de literatura no meio rural : Projeto Roda Literária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Residência social de implantação de projeto de literatura no meio rural : Projeto Roda Literária
Autor Bergmann, Alessandra Farina
Orientador Misoczky, Maria Ceci Araujo
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Social.
Assunto Educação
Gestão social
Projetos sociais
Residência social
Resumo A literatura é um instrumento que favorece o desenvolvimento intelectual humano, a criatividade, a visão crítica e a formação sobre valores. Entre as crianças, o hábito de ouvir histórias permite a descoberta de um mundo de sonhos e fantasias que é essencial na infância, trazendo sentimentos e encantamentos fundamentais para sua formação. Assim, poderão apropriar-se com facilidade de sua realidade e, mais tarde, terão mais informações para modificá-la. Dados confirmam que o brasileiro é um dos povos que menos lê no mundo (cerca de 1,8 livros por ano), enquanto que em outros países lê-se de cinco a sete livros por ano. O baixo índice se dá, primeiramente, ao grande contingente de analfabetos, seguido pela falta de estímulo à leitura entre crianças em idade escolar. Grande parte dessas pessoas faz parte de comunidades do meio rural, onde o acesso a obras literárias fica mais deficitário. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) - entidade voltada para a educação profissional, bem como, a socialização por meio de ações de cidadania daqueles que vivem no campo - observou a carência e a necessidade de envolver trabalhadores rurais e suas famílias em atividades literárias. Não só como um fator lúdico e de aprendizado, como também uma iniciativa voltada ao desenvolvimento intelectual e à construção de ações de cidadania. A entidade desenvolveu, então, este projeto envolvendo outras entidades parceiras, para aproximar este público da literatura, através da disponibilidade de livros e profissionais orientados para promover a interpretação literária entre estes grupos. Assim, a proposta consiste na promoção da hora do conto em comunidades rurais, com a finalidade de estimular a prática literária entre comunidades rurais de cinqüenta e uma localidades do Rio Grande do Sul. Desta forma, promovendo um aumento no índice de obras lidas para, no mínimo, 5 ao ano junto a cada um dos indivíduos do meio rural. Para este projeto há a previsão de um custo de R$ 117.300,00, aplicados ao longo de dois anos de realização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103240
Arquivos Descrição Formato
000596290.pdf (506.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.