Repositório Digital

A- A A+

Sequências didáticas e suas ressonâncias nas produções escritas de crianças em processo de alfabetização

.

Sequências didáticas e suas ressonâncias nas produções escritas de crianças em processo de alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sequências didáticas e suas ressonâncias nas produções escritas de crianças em processo de alfabetização
Autor Miranda, Franciele Trevizan de
Orientador Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Escrita
Linguística do texto
Práticas pedagógicas
Produção de textos
Resumo Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos da produção textual, mais especificamente da linguística do texto. Tem como foco a prática docente realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Zona Sul de Porto Alegre/RS. Busca analisar de que maneira sequências didáticas propostas para produções textuais repercutem nas escritas de crianças alfabetizadas e em processo de alfabetização. Tem como objetivos: averiguar os indícios dos gêneros textuais e os recursos linguísticos empregados pelas crianças, bem como identificar as ressonâncias das intervenções pedagógicas em seus textos. Ancora-se nos estudos de Marcuschi (2008), Geraldi (1984), Dolz e Schneuwly (2004) e Piccoli e Camini (2012). Segue uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico e apresenta traços do estudo de caso, visto que foi realizada em um grupo específico. Após análises empreendidas em livros temáticos produzidos pela citada turma, se pode notar as ressonâncias das sequências didáticas e a influência do meio sociocultural em que os alunos estão inseridos. Embora as crianças estejam em um processo inicial de escrita, apresentam diferentes recursos linguísticos como, por exemplo, “fórmulas” específicas dos gêneros textuais, vocabulário diversificado, alguns elementos de coesão, entre outros recursos linguísticos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103307
Arquivos Descrição Formato
000936696.pdf (922.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.