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A modernidade nos murais de Aldo Locatelli e de João Fahrion na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o cinquentenário do Instituto de Belas Artes, 1958

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A modernidade nos murais de Aldo Locatelli e de João Fahrion na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o cinquentenário do Instituto de Belas Artes, 1958

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Título A modernidade nos murais de Aldo Locatelli e de João Fahrion na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o cinquentenário do Instituto de Belas Artes, 1958
Autor Bohmgahren, Cintia Neves
Orientador Carvalho, Ana Maria
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte decorativa
Artes plásticas : Rio Grande do Sul
Fahrion, Joao 1898-1970.
Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul.
Locatelli, Aldo 1915-1962.
Modernidade
Muralismo : Pintura
[en] Artistic mural
[en] The fiftieth Anniversary of the Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (1958)
Resumo Os murais dos artistas professores Aldo Locatelli (1915-1962) e de João Fahrion (1898-1970), existentes nos prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – o Instituto de Artes e a Reitoria –, apesar de já terem sido restaurados, nos anos 2000, os murais ainda não tinham sido estudados pela óptica da historiografia da arte. O significado destas obras foi analisado aqui, através da inferência das intenções dos autores, expressas nas obras, no contexto de sua concepção. Assim, os murais artísticos da UFRGS foram examinados em relação aos eventos comemorativos ao cinquentenário de fundação do então Instituto de Belas Artes do RS – o 1º. Congresso Brasileiro de Arte e o 1º. Salão Pan-Americano de Arte – realizados em abril de 1958. Naquela ocasião, artistas e intelectuais colocaram em discussão as teorias e as práticas modernistas no processo de criação da imagem artística.
Abstract The murals of the professor artists Aldo Locatelli (1915-1962) and João Fahrion (1898-1970), existent in the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) buildings – the Instituto de Artes and the Rectory – , despite of those works had already been restored in the 2000’s, the murals were not studied by the optic of the art historiography yet. The meanning of these works was analysed here through the inference of their authors intentions, expressed in those works of art, in their conception contex. Then, the artistic murals of the UFRGS were examinated in relation to the commemorative events of the Instituto de Belas Artes do RS foundations 50º. – the 1º. Congresso Brasileiro de Arte and the 1º. Salão Pan-Americano de Arte – held in april 1958. On that ocasion, artists and intellectuals discussed the modern theories and practices in the artistic image process of criation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/103312
Arquivos Descrição Formato
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