Repositório Digital

A- A A+

A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência

.

A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
Autor Marcelo, Desire
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Acessibilidade
Educação especial
Inclusão escolar
Resumo A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103314
Arquivos Descrição Formato
000936238.pdf (680.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.