Repositório Digital

A- A A+

Quem sou eu neste momento? : um olhar reflexivo do futuro professor

.

Quem sou eu neste momento? : um olhar reflexivo do futuro professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Quem sou eu neste momento? : um olhar reflexivo do futuro professor
Autor Francesquett, Diulia Marina
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação continuada
Estágio supervisionado
Formação de professores
Resumo Este trabalho situa-se no campo de formação inicial de professores e trata especificamente da constituição da identidade docente. Tem por objetivo identificar as experiências que caracterizam o percurso de formação da identidade docente, durante o período de estágio curricular do curso de Pedagogia. A identidade docente é aqui compreendida como uma aprendizagem ao longo da vida (GARCIA, 2009), cujo movimento se caracteriza pela relação dialética entre igualdade e diferença (CIAMPA, 1995). Foram analisados os registros do Relatório do Estágio curricular tendo em vista o significado das experiências no âmbito da formação e constituição da identidade docente. As reflexões desse processo foram apoiadas em Josso (2010), para quem as narrativas sobre si são consideradas experiências de formação. Os resultados mostram que o percurso é marcado por mudanças no olhar e na dinâmica dos sentimentos; que a identidade docente se caracteriza pelo movimento que busca rever-se e reconstruir-se continuamente de forma individual e coletiva.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103315
Arquivos Descrição Formato
000936242.pdf (664.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.