Repositório Digital

A- A A+

Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagens

.

Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagens
Autor Tavares, Danielle Riella Rodrigues
Orientador Alves, Evandro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cinema
Construção de sentido
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Resumo Esta pesquisa tematiza possibilidades educativas de oficina pedagógica de produção de cinema na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quanto à especificidade da EJA, valese dos apontamentos de Álvaro Vieira Pinto (2010), e do parecer 05/2000, sobre diretrizes curriculares da EJA (BRASIL, 2000). Compreende-se por cinema, o processo de realização de conteúdo audiovisual que utiliza linguagem própria, envolvendo formas de expressão verbais, imagéticas, entre outras, (GERBASI, 2012). Sobre a importância pedagógica do cinema em Educação, além de Gerbasi, trazemos os apontamentos de Moran (1995) e Fischer (2007; 2009), entre outros. Problematizam-se sentidos produzidos pelos alunos sobre sua participação e aprendizagens na oficina em estudo. Tem-se por hipótese que a participação em oficinas culturais voltadas à criação em cinema fomentaria produções de sentido e aprendizagens, que poderiam ser evidenciadas através das falas dos alunos. Para fins de análise, as falas dos estudantes são dimensionadas como enunciados, conforme Bakthin (1997). A pesquisa tem caráter qualitativo, conforme Martins (2004), configurando-se como estudo de caso (MAZZOTTI, 2006). Tem como instrumentos a observação participante (MARTINS, 2004), e as entrevistas compreensivas (ZAGO, 2003). Os resultados trazem indícios de que a oficina tem promovido autoria e aprendizagens com relação a, entre outros aspectos, reflexões sobre histórias de vida, trabalho coletivo e aprendizagens com o processo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103319
Arquivos Descrição Formato
000936220.pdf (615.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.