Repositório Digital

A- A A+

"Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental

.

"Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor Rosa, Manoela Cristina Sfalcin da
Orientador Pereira, Nilton Mullet
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto África
Afrodescendente
Ensino fundamental
História
Representação
Séries iniciais
Resumo Este trabalho tem como objetivos realizar uma reflexão sobre as representações que os estudantes fazem sobre o tema da história da África e dos afrodescendentes. Além do mais, pretende-se realizar uma análise sobre as possibilidades do ensino da história da África e dos Afrodescendentes. A partir das experiências ocorridas no estágio de docência, numa turma do 4º Ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública federal de Porto Alegre, o estudo ficou acerca das possibilidades de se ensinar a história da África e dos Afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fora realizado um breve levantamento histórico sobre o ensino de história no Brasil, tendo ele, a sua intencionalidade modificada de acordo com o período histórico em que estava inserido (MATHIAS, 2011) e sobre a importância de ensinar a África em sua totalidade, tentando nos aproximar ao máximo das perspectivas que os Africanos imprimiram na sua própria história (LIMA, 2012). O trabalha se baseia principalmente no conceito de Representação, a partir dos estudos de Roger Chartier. Para o autor as representações dizem respeito aos modos de ver e de construir leituras sobre o mundo que as sociedades constroem, limitados pelo momento histórico no qual vivem. A partir dos estudos realizados, notou-se a importância de aprender a história do local onde se vive, pois ela é fundamental para o conhecimento e a construção da própria identidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103320
Arquivos Descrição Formato
000936964.pdf (570.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.