Repositório Digital

A- A A+

O ensino da matemática na educação infantil : o que podemos ensinar para crianças pequenas?

.

O ensino da matemática na educação infantil : o que podemos ensinar para crianças pequenas?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino da matemática na educação infantil : o que podemos ensinar para crianças pequenas?
Autor Romeiro, Mariana Mu Nichimura
Orientador Oliveira, Helena Dória Lucas de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Docência
Educação infantil
Ensino
Matemática
Resumo Meu interesse inicial surgiu de perguntas como: “O que deve ser ensinado de matemática para as crianças pequenas?”, “Existe algum documento que oriente um planejamento de matemática para elas?”. Dessas questões, decidi investigar quais conhecimentos matemáticos são prescritos, em nossa cultura, para serem ensinados às crianças da Educação Infantil. Analisei três âmbitos culturais que se constituem como instâncias autorizadas a prescrever o que se deve ensinar às crianças nas escolas: Ministério da Educação e suas diretrizes; cursos de licenciatura em Pedagogia e a literatura pedagógica para profissionais da educação. Examinei os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como um documento oficial do MEC; cinco relatórios de alunas do Estágio de Docência: 0 a 6 anos, disciplina da sétima etapa do curso de Pedagogia da UFRGS; e dois textos de uma autora ícone em Educação Matemática, Kamii (1991). Meu exame aponta para a contagem verbal até 10, com ou sem referências aos algarismos como um conhecimento matemático que se repete como prescrição nas três instâncias analisadas. Outro resultado trata de uma convergência entre diretrizes do MEC e as orientações que recebemos em nosso curso, enfatizando conhecimentos de espaço e formas e de grandezas e medidas. Sobre espaço e forma é prescrito trabalhar as formas geométricas e não geométricas em atividades que focam as classificações. A grandeza tempo é a que predomina quando se trata de grandezas e medidas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103321
Arquivos Descrição Formato
000936969.pdf (208.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.