A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Rosane Rodrigues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:11:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103325 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa como os alunos do 4° ano de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre/RS produzem seus textos baseados em propostas orientadas. Além disso, identifica alternativas que estimulam a produção textual, favorecendo a compreensão dos conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Tal estudo concentra-se no seguinte problema: de que modo se podem estabelecer relações entre conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento e a produção textual? A produção textual pode ser um canal de reelaboração de conhecimentos linguísticos? A investigação responde tais questões a partir de análises das produções textuais de uma turma da qual fui professora durante o estágio final do curso de Pedagogia. Busca inspiração na obra de Morais (2000), a qual possibilita uma visão mais ampla sobre o ensino da ortografia; Castro (2002) e Dalla Zen (2010) no que se refere à reflexão sobre a escrita de textos; e Sabinson (1993), que discute a escrita como aquisição processual dos conhecimentos linguísticos. Após análises dos materiais, o estudo constata que o texto escrito é uma via para múltiplas aprendizagens. As evidências apontam para as relações entre as produções textuais dos alunos e as abordagens desenvolvidas nas áreas do conhecimento, assim como mostram avanços linguísticos na dimensão da autocorreção e do aprimoramento da escrita, a partir da retomada dos textos em sua primeira versão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A produção textual como uma via de múltiplas aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936997 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)