Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. ...
O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License