Repositório Digital

A- A A+

A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre

.

A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão na educação inclusiva : estudo de caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor Kisielevski, Kely Adriana
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação inclusiva
Formação de professores
Gestão
Resumo A inclusão na escola torna-se a cada dia uma realidade palpável abrangendo a sala de aula, o atendimento educacional especializado, a sala de recursos, a formação de professores, entre outros aspectos relacionados com a inclusão. Porém, há um setor que é central no funcionamento e na articulação da política pública e sua execução: o gestor. A gestão é o elo que executa, implementa e adéqua a escola às políticas públicas de esferas federal, estadual e/ou municipal. Neste contexto, o presente estudo problematiza a gestão na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, na perspectiva inclusiva a partir da visão dos gestores de três escolas. O objetivo foi compreender que políticas de inclusão vêm marcando, o espaço escolar e como os gestores se articulam e enfrentam esses desafios. Para compreender a complexidade dessa gestão discuto a dualidade inclusão-exclusão pela óptica educacional no intuito de pensar sobre as mudanças na política educacional em contexto nacional, e dinamizo, em alguma medida, como contribuíram para a construção de uma gestão democrática e participativa. Metodologicamente, utilizei o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturadas da equipe diretiva das escolas selecionadas, complementadas com documentos oficiais disponíveis. A análise permitiu lançar um olhar sobre o “ser gestor” num processo inclusivo, as singularidades de cada gestão no direcionamento das práticas inclusivas e as potências de uma rede que se constrói como inclusiva.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103332
Arquivos Descrição Formato
000936769.pdf (308.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.