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A inclusão na escola : um estudo de caso

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A inclusão na escola : um estudo de caso

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Título A inclusão na escola : um estudo de caso
Autor Rosa, Mara Rejane Coelho Garcia da
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aluno
Exclusão
Inclusão digital
Necessidades educacionais especiais
Resumo Este documento tem como objetivo conhecer como a escola foi se transformando em uma escola de "inclusão", e os processos de exclusão decorrentes. Originou-se durante o estágio curricular obrigatório no 7º semestre do Curso de Pedagogia, em uma escola pública estadual em Porto Alegre. Utilizou-se o estudo de caso como metodologia a fim de analisar historicamente a construção do perfil da escola como “escola de inclusão” e as atuais necessidades do grupo de docentes para adequar-se a esta nova realidade. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores. A pesquisa justifica-se pela demanda elevada de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e o dever da escola em atendê-los, quase sempre sem as condições necessárias para adequar-se a esta nova realidade. A fundamentação teórica tem como base a legislação vigente para compreender os processos de inclusão; Leão (2007) para discutir o histórico do lugar da deficiência; Lopes (2008) para problematizar a relação integração/inclusão; e ainda Dayrel (1991), Ferreira (2012), Batista (2006), Meirieu (2006) e Buckley (2011) para aprofundar o estudo acerca da socialização e do ambiente. Verificou-se que as dificuldades da inclusão vão além das questões de socialização, pois para que este processo seja realizado com qualidade serão necessárias transformações na escola em diferentes aspectos, desde a gestão que necessita de um projeto coletivo, passando pela formação permanente dos professores e adaptação dos espaços físicos, até a relação com os familiares da comunidade escolar e com a Secretaria de Educação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103336
Arquivos Descrição Formato
000937082.pdf (432.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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