Repositório Digital

A- A A+

Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação

.

Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trajetórias de trabalho nos memoriais fromativos dos alunos da EJA do Colégio de Aplicação
Autor Rolla, Stephanie Ma
Orientador Alves, Evandro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Colégio de Aplicação
Educação de jovens e adultos
Memorial
Trabalho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender as trajetórias de trabalho dispostas nos memoriais formativos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Este estudo surgiu a partir das práticas realizadas durante o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso que visa analisar memoriais formativos produzidos pelos alunos da EJA do CAp/UFRGS. Os memoriais foram o principal instrumento de coleta de dados, tendo como metodologia analítica empregada a análise de conteúdo. O trabalho referenciou-se em outros estudos sobre a inter-relação entre Educação e Trabalho, sobre o perfil do estudante da EJA, além da Legislação sobre a EJA no Brasil. Foram categorias de análise: de forma mais ampla, as relações que os estudantes estabelecem com o mundo trabalho. De forma mais específica foram tematizados fatores relacionados ao trabalho infanto-juvenil e aos movimentos migratórios como motivos das dificuldades de concluir sua escolarização. Os depoimentos indicam, nesta apreciação inicial, o trabalho como uma das principais forças motivadoras das decisões e acontecimentos da vida de cada um. Expressam, também, que o retorno à escola na idade adulta se associa ao tempo disponibilizado e ao incentivo das chefias, através do projeto da EDUFRGS/PROGESP, para dedicar-se aos estudos e concluir a escolarização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103342
Arquivos Descrição Formato
000937005.pdf (770.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.