Repositório Digital

A- A A+

Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem

.

Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem
Autor Piano, Francielem Boeira
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Medicamentos
Saúde
Resumo Este trabalho teve origem a partir de indagações sobre a visão que o professor tem em relação ao aluno que não atinge a aprendizagem esperada na série em que está estudando e como percebe a influência da medicalização nesse processo. Ancorado no campo da psicologia, tendo como principais autores Sara Paín e Jean-Marie Dolle, tem como objetivo compreender e registrar como docentes pensam e com base em que princípios pedagógicos e psicológicos avaliam seus alunos perante as dificuldades apresentadas. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas gravadas, realizadas com três professoras de diferentes idades e tempos de profissão, que atuam na rede de ensino estadual, municipal e particular de Nova Prata/RS. As análises mostram que há diferentes olhares dessas professoras sobre a medicalização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103343
Arquivos Descrição Formato
000936706.pdf (181.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.