Concepções de docentes sobre a medicalização da não aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho teve origem a partir de indagações sobre a visão que o professor tem em relação ao aluno que não atinge a aprendizagem esperada na série em que está estudando e como percebe a influência da medicalização nesse processo. Ancorado no campo da psicologia, tendo como principais autores Sara Paín e Jean-Marie Dolle, tem como objetivo compreender e registrar como docentes pensam e com base em que princípios pedagógicos e psicológicos avaliam seus alunos perante as dificuldades apresenta ...
Este trabalho teve origem a partir de indagações sobre a visão que o professor tem em relação ao aluno que não atinge a aprendizagem esperada na série em que está estudando e como percebe a influência da medicalização nesse processo. Ancorado no campo da psicologia, tendo como principais autores Sara Paín e Jean-Marie Dolle, tem como objetivo compreender e registrar como docentes pensam e com base em que princípios pedagógicos e psicológicos avaliam seus alunos perante as dificuldades apresentadas. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas gravadas, realizadas com três professoras de diferentes idades e tempos de profissão, que atuam na rede de ensino estadual, municipal e particular de Nova Prata/RS. As análises mostram que há diferentes olhares dessas professoras sobre a medicalização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License