Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWaquil, Paulo Dabdabpt_BR
dc.contributor.authorCorte, Vitor Francisco Dallapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-18T02:14:16Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103360pt_BR
dc.description.abstractHá um novo contexto de crescimento demográfico, de acréscimo na renda em países emergentes, de urbanização, e consequentemente uma alteração no perfil do consumo de alimentos em relação à quantidade e qualidade. Acompanhando a tendência mundial, no Brasil ocorre uma mudança de hábitos da população do consumo dos alimentos in natura para os processados. O crescimento da demanda interna e externa pode representar grandes oportunidades para as empresas, mas também exigir um maior nível tecnológico, ou seja, inovação. Considerada como uma das principais fontes direcionadoras da competitividade empresarial, a inovação passa a ter um maior destaque em indústrias produtoras de alimentos, como a de derivados de trigo. O presente estudo buscou identificar os fatores que potencialmente influenciam ou determinam a inovação nas empresas da indústria de derivados de trigo no Brasil. Verificou-se que a maioria das empresas não está inovando. As que produzem ou adotam algum tipo de inovação são, em sua maioria, inovações de produto e novas somente para a empresa. O esforço das empresas em P&D está relacionado com a probabilidade da empresa inovar. O tamanho da empresa, a existência formal de um departamento de P&D, uma maior integração na cadeia produtiva e a atenção voltada aos sinais de mercado foram determinantes para a intensidade inovativa das empresas. Pode-se afirmar que as inovações vem colaborando de uma forma positiva com o desempenho das empresas. Contudo, o seu desenvolvimento enfrenta barreiras, sendo o fator econômico a principal restrição. Estes resultados demonstram que inovar não é um processo aleatório ou imprevisível, mas sim algo complexo e diversificado, que pode ser específico para cada indústria.pt_BR
dc.description.abstractA change in food consumption profile is occurring because of the new context of demographic growth, the increase in income in developing economies, and urbanization. Following the global trend, in Brazil, a change in habits of consumption of fresh to processed food is occurring. The greater economic openness and the growth of domestic and external demand can represent great opportunities for businesses, however require a higher technological level (innovation). Being considered as one of the main driving forces of business competitiveness, a greater emphasis is now given to the innovation process on food industry, such as the wheat industry. The aim of this study was to identify factors that have a potential influence or determine innovation in wheat industry in Brazil. Results showed that most companies have not innovated in the past year. The kind of innovation more frequently reported by the ones which innovate were in products and new only to the firm. The size of the company, the formal existence of a department of R & D, the greater integration in the supply chain and the attention paid to market signals were decisive for the intensity of innovation in companies. Innovations have a positive collaboration on the business performance. However, some barriers can exist, limiting the development of innovations, being the economic factor of major contribution. These results demonstrate that innovation is not a random or unpredictable process, but a complex and diverse process that may be specific to each industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrigopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectProduction chainen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectFood industryen
dc.subjectIndústria de alimentospt_BR
dc.subjectWheat productsen
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titleA inovação tecnológica na indústria de derivados de trigo no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000936710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples