Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Joana Ludwigpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-18T02:14:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103372pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa os aprendizados de autonomia e a contribuição em prol da formação para a docência de uma ação do movimento estudantil OcupaFACED, ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em julho 2013. Cinco estudantes da graduação em Pedagogia, que participaram diretamente do movimento, foram entrevistados com base em um roteiro semiestruturado. Paulo Freire (2010) foi o principal autor utilizado para tratar do tema da autonomia, compreendido como a possibilidade de experimentação de liberdade do sujeito, com independência e responsabilidade. Aspectos emancipatórios que, para ele, devem ser estimulados em todos os processos educativos. Os entrevistados foram unânimes em afirmar que a experiência do Movimento contribuiu para o desenvolvimento de autonomia pessoal e coletiva. Apresentam como principais indicadores a horizontalidade na construção de decisões coletivas, respeito mútuo às opiniões divergentes e divisão compartilhada de tarefas cotidianas. Para os entrevistados, autonomia e trabalho coletivo são centrais para a docência e isso foi experimentado no OcupaFACED.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes the apprenticeship of autonomy and the contribution toward the teaching formation based on an action of the students movement OcupaFACED, occurred in the Faculty of Education of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, in June of 2013. Five Pedagogy graduate students who participated directly in the movement answered a semi structured interview. Paulo Freire (2010) was the main reference used to approach the autonomy subject, understood as the possibility of a person’s freedom experimentation with independence and responsibility. Emancipatory aspects, which as per Freire should be encouraged in all educational processes. All the students interviewed unanimously claimed that the movement experience contributed to both personal and collective autonomy development. As the main indicators they highlighted a more horizontal construction of the group decisions, mutual respect to the divergent opinions and the daily tasks shared division. According to the interviewed students, autonomy and collective work are central to teaching and that was experienced in the OcupaFACED.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDAFEen
dc.subjectTeachers formationen
dc.title"OCUPAFACED" : aprendizados de autonomia em experiência do movimento estudantil em julho de 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000936764pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples