Repositório Digital

A- A A+

O desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor : um estudo de caso da ONG Favela Mundo

.

O desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor : um estudo de caso da ONG Favela Mundo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor : um estudo de caso da ONG Favela Mundo
Autor Griebeler, Manoela Rebello
Orientador Pereira, Ana Cristina Cypriano
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação
Terceiro setor
Resumo O terceiro setor tem o seu crescimento vinculado à realidade contemporânea, a qual é marcada pela diferença social e por apresentar carências, que deviam ser supridas pelo Estado. Assim, as organizações sem fins lucrativos se legitimam na sociedade, engajando, como uma forma de mobilização social, os indivíduos para atuarem nas causas propostas. Neste cenário, surge a necessidade da atividade profissional de comunicação no terceiro setor, uma vez que um de seus desafios é gerar mobilização. A ONG Favela Mundo é uma organização sem fins lucrativos que possui a missão de desenvolver a cidadania por meio da cultura, nas favelas do Rio de Janeiro. Tendo em vista o cenário de mobilização social no terceiro setor, o presente trabalho tem objetivo identificar se a Favela Mundo promove mobilização social e, a partir disto, verificar como a comunicação gera este fenômeno. Para isso, foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida uma análise de matérias do site institucional e Facebook que compõe o corpus da pesquisa. Além disso, foi utilizado um questionário de respostas abertas ao presidente da organização. Dentre os vários dados levantados na pesquisa, destaca-se que a Favela Mundo engaja os sujeitos para atuarem nas causas coletivas; no entanto, faz pouco uso da comunicação para promover a mobilização de forma plena e intensa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103379
Arquivos Descrição Formato
000933144.pdf (971.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.