Repositório Digital

A- A A+

Eventos militares como estratégia de legitimação da identidade e imagem institucional do Exército Brasileiro

.

Eventos militares como estratégia de legitimação da identidade e imagem institucional do Exército Brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Eventos militares como estratégia de legitimação da identidade e imagem institucional do Exército Brasileiro
Autor Farias, Maiara Vicentini
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Exército brasileiro
Organização de eventos
[en] Bazilian army
[en] Events
[en] Public relations
Resumo O presente trabalho versa sobre os eventos militares abertos ao público civil, realizados pelo Exército Brasileiro. Esses eventos foram analisados a partir da observação de algumas cerimônias organizadas pelo Comando Militar do Sul. O campo de atuação do profissional de Relações Públicas é bastante amplo, configurando-se a área de eventos como uma importante atribuição desse profissional. Buscamos aqui analisar o evento como uma função estratégica da comunicação nas instituições. A pesquisa desenvolvida apresenta as cerimônias como uma estratégia de legitimação de identidade e imagem institucional do Exército Brasileiro junto aos diferentes públicos. Trabalhamos a fim de entender como as cerimônias realizadas pelo Exército são organizadas, de modo a verificar a preocupação da organização com os públicos e como estão buscando construir e afirmar sua imagem positiva diante destes. Trazemos ainda conceitos da área de comunicação a respeito de cultura, imagem, identidade institucional, eventos, cerimonial e protocolo; bem como a descrição da instituição analisada, os eventos desenvolvidos por esta, o papel e formação dos Relações Públicas nas Organizações Militares.
Abstract This work wills to traverse about military events opened to the civilian public, celebrated by the Brazilian army. These events were analyzed starting by the observing of ceremonies organized by the Comando Militar do Sul. The professional field of Public Relations is rather wide, considering the area of events an important assignment of that professional, this work intends to analyze the events as a strategic function on the communications in an institution. This research shows the ceremonies as strategies toward legitimating the Brazilian army’s institutional identity and image with the various kinds of publics. The idea is to comprehend how does the ceremonies celebrated by the Army are organized, in order to verify the concern of the organization to the public and how are they trying to build and affirm their positive image in front of those. Will also be used concepts from the area of communication about culture, image, institutional identity, events, ceremonial and protocol; as well as the analyzed institution, its events and roles and the formation of the Public Relations on the Military Organizations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103384
Arquivos Descrição Formato
000932637.pdf (2.345Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.