Repositório Digital

A- A A+

A abordagem do parto na telenovela Amor à Vida

.

A abordagem do parto na telenovela Amor à Vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A abordagem do parto na telenovela Amor à Vida
Autor Jones, Isabel Cristina
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Parto
Telenovela
Resumo O presente trabalho aborda o tema do parto na telenovela. Com a presente situação alarmante do parto e do atendimento obstétrico no Brasil, sendo campeão mundial de cesáreas, faz-se necessário uma reflexão quanto ao papel dos meios de comunicação na mudança desta realidade. A telenovela, como produto cultural mais relevante e de maior influência na sociedade brasileira, deve se responsabilizar pelo seu papel no que tange essas questões. Com o intuito de averiguar este posicionamento, foi desenvolvida análise de imagem das cenas de parto da telenovela Amor à Vida, do horário nobre da Rede Globo de televisão. Através dessa análise, se concluiu que o parto é abordado na telenovela Amor à Vida como uma enfermidade, tendo associados às cenas os valores de medo, a dor, a passividade e fragilidade feminina, a imprevisibilidade, a tecnologia, o poder institucional e a morte. A partir disso, entende-se que a abordagem dada ao parto pela telenovela colabora com a realidade do parto no Brasil à medida que constrói sentidos negativos associados a ele através de sua narrativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103388
Arquivos Descrição Formato
000932661.pdf (1.220Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.