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Fotografia publicitária e arte : David LaChapelle para Happy Socks

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Fotografia publicitária e arte : David LaChapelle para Happy Socks

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Título Fotografia publicitária e arte : David LaChapelle para Happy Socks
Autor Damiani, Israel Maciel
Orientador Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Fotografia publicitária
[en] Advertising
[en] Art
[en] Happy socks
[en] LaChapelle, David
[en] Photography
Resumo Esta monografia estuda a relação entre fotografia publicitária e arte, analisando as fotografias da campanha publicitária produzida pelo fotógrafo-artista David LaChapelle para a marca sueca Happy Socks. O objetivo é entender como LaChapelle conseguiu criar imagens que unem o apelo de vendas publicitário com o apelo estético das fotografias de arte e que, ao mesmo tempo, cumprem sua função mercadológica de vender o produto anunciado. É utilizada uma metodologia de análise de imagem adaptada do modelo proposto pela Universitat Jaume I de Castelló da Espanha, seguida de uma análise teórica. Conclui que as imagens são, realmente, tanto publicitárias quanto artísticas, fato alcançado através do uso de temáticas e características recorrentes da arte contemporânea e de uma construção publicitária que capta a atenção do consumidor e destaca o produto anunciado.
Abstract This monograph studies the relationship between advertising photography and art, analyzing the photographs of the advertising campaign produced by the photographer-artist David LaChapelle for the Swedish brand Happy Socks. The goal is to understand how LaChapelle could create images that combine the sales appeal of advertising with the aesthetic appeal of fine art photographs and, at the same time, fulfill its marketing function to sell the advertised product. The methodology for image analysis used is adapted from the one proposed by the Universitat Jaume I de Castelló in Spain, followed by a theoretical analysis. It concludes that the images are, actually, as much advertising as art, goal achieved through the use of recurring themes and characteristics of contemporary art and an advertising construction that captures the consumer’s attention and highlights the advertised product.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103453
Arquivos Descrição Formato
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