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Estratégia e estética : análise de quatro spots do candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre em 2012

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Estratégia e estética : análise de quatro spots do candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre em 2012

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Título Estratégia e estética : análise de quatro spots do candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre em 2012
Autor Rabaiolli, Gabriela
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Estratégia de comunicação
Propaganda política : Porto Alegre (RS)
[en] Advertising
[en] Elections
[en] Porto Alegre 2012
[en] PT
[en] Television
Resumo Esta monografia tem como tema a campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre em 2012, o objeto de estudo são os spots eleitorais do candidato Adão Villaverde (Villa), representando a aliança liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O corpus foi composto por quatro audiovisuais, um de cada fase da campanha, o objetivo é compreender a estética dessas peças, estratégicas no processo de comunicação e conquista de votos do eleitorado. Pelo viés da comunicação, buscamos parte das respostas sobre o resultado da eleição de 2012, na qual o candidato do PT ficou em terceiro lugar. Desejamos inferir sobre possíveis razões, verificando se houve falha estratégica e estética nos spots de Villa. A revisão teórica contempla conceitos de comunicação e política, faz a contextualização do cenário eleitoral e dos candidatos que desejaram a prefeitura em 2012. Consideramos a importância da televisão na campanha eleitoral, pois este ainda é o meio em que os cidadãos se informam sobre candidatos e suas propostas. A questão é que a comunicação é necessária mas não suficiente para gerar o resultado político e eleitoral esperado. Em uma campanha há componentes que ultrapassam o ambiente comunicacional, interferem ou mesmo determinam o resultado. Inferimos que mesmo com a derrota eleitoral do PT na cidade, do ponto de vista político há componentes positivos, um deles foi marcar o espaço e a posição do partido.
Abstract The subject of this monograph is the campaign for mayor of the city of Porto Alegre in 2012, the objects of study are the electoral “spots” used by the candidate Adão Villaverde, representing the alliance headed by the Workers Party (PT). The “corpus” was composed of four audiovisuals, one from each stage of the campaign, seeking to understand the esthetics of its contents, that are strategic in the communication process and winning the electoral votes. Through communication, we searched for reasons for the 2012 election results, in which PT’s candidate ended up in third. The theory includes concepts of communication and policy, contextualizing the electoral scene and the candidates who ran for the city hall in 2012. Like wise, we considered the importance of the television in the electoral campaign, as this is still the main means of communication that the citizens use to be informed about candidates and their promises. The point is that communication is necessary but not sufficient to generate the expected political and electoral results. In a campaign there are components that exceed the communication environment, interfere or even determine the out come. We infer that even with the Workers Party electoral defeat in the city, from a political point of view, had some positive components such as marking the political-electoral standings of the party.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103472
Arquivos Descrição Formato
000933959.pdf (1.152Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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