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Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade

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Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade

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Título Do amadorismo à profissionalização : a transformação do canal de humor na internet O Bairrista em veículo de comunicação aberto à inserção de publicidade
Autor Magon, Simone
Orientador Rodrigues, André Iribure
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto O Bairrista (Blog)
Publicidade online
[en] Communication vehicles
[en] Humor
[en] Online advertisement
Resumo Esta pesquisa objetiva compreender como se deu a transformação do Canal de Humor O Bairrista que surge de uma proposta espontânea numa rede social em veículo publicitário. Em um primeiro momento, a revisão teórica contextualiza o cenário das novas mídias, sua relação com as mídias tradicionais e as mudanças ocorridas no marketing e na publicidade. Em seguida, é traçado um panorama da publicidade online, seu histórico e propriedades, além de caracterizar o que é um veículo publicitário. Após essa abordagem, o trabalho traz uma revisão teórica do humor, a fim de oferecer elementos para abordagem do objeto empírico escolhido. Através do Estudo de Caso, foi realizada uma análise que permitiu contemplar os principais pontos de O Bairrista. Os resultados encontrados permitem identificar como o Canal de Humor se estruturou em um veículo de comunicação publicitária. Além disso, sua incorporação pelo Grupo RBS possibilitou uma compreensão de um mercado emergente digital cooptado pelos monopólios da comunicação no Brasil.
Abstract This study aims at understanding how the humor channel O Bairrista has been transformed into a vehicle of advertisement. Firstly, a theoretical review contextualizes the setting of the new media, their relationship with the traditional media, and the changes that have taken place in marketing and advertisement. Subsequently, a view on online advertisement and its background and properties is provided; vehicles of advertisement are also characterized. After this approach, this study presents a theoretical review of humor, its concepts and theories, so as to allow for a complete study of the empirical object chosen. An analysis, performed through a case study, encompassed the main aspects of O Bairrista. Findings allow us to identify how this channel has structured itself as a vehicle of advertisement communication, and what role humor has played in this process. Furthermore, the fact that it was absorbed by Grupo RBS has shown there is an emerging digital market being assimilated by Brazilian communication monopolies.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103477
Arquivos Descrição Formato
000933975.pdf (1.170Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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