Repositório Digital

A- A A+

Marcas humanas : uma análise da comunicação do Pontofrio no Twitter

.

Marcas humanas : uma análise da comunicação do Pontofrio no Twitter

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marcas humanas : uma análise da comunicação do Pontofrio no Twitter
Autor Pimenta, Luiza Figueiredo
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Estratégia de comunicação
Marca
Twitter (Site)
Resumo O presente trabalho teve como tema a estratégia de comunicação da marca Pontofrio no Twitter sob a perspectiva do conceito de marcas que adotam posturas mais humanas. O objetivo do trabalho foi entender de que forma o Pontofrio se posiciona comunicativamente através do personagem-intelocutor Pinguim no Twitter e como seus consumidores se relacionam com a marca. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, foram apresentados conceitos de marca, brand equity e marcas humanas; em seguida, discutimos o contexto das redes sociais na Internet, onde estudamos seus elementos, as conversações e especificidades do Twitter. Na etapa empírica, partimos para uma pesquisa exploratória, quanti-qualitativa e documental onde analisamos postagens do Pontofrio durante uma semana a fim de estudar aspectos da comunicação da marca no Twitter. Como resultados vimos que a comunicação humanizada é possível e positiva, principalmente pela construção sólida do personagem Pinguim, que possui uma postura próxima, linguagem própria e coloquial e que estimula conversações que geram vínculo emocional com a marca.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103484
Arquivos Descrição Formato
000934515.pdf (1.151Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.