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A comunicação como estratégia de gestão em ONGs : informação, sensibilização e engajamento para sustentar e ampliar a garantia dos direitos dos animais

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A comunicação como estratégia de gestão em ONGs : informação, sensibilização e engajamento para sustentar e ampliar a garantia dos direitos dos animais

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Título A comunicação como estratégia de gestão em ONGs : informação, sensibilização e engajamento para sustentar e ampliar a garantia dos direitos dos animais
Autor Lazarin, Lucas Roecker
Orientador Toaldo, Mariângela Machado
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Estratégia de comunicação
Marketing
[en] Animals protection NGOs
[en] Animals rights
[en] NGO management
[en] Social marketing
[en] Strategic communication
Resumo Considerando a calamitosa situação dos animais no âmbito da sociedade de consumo, com sua inserção na dinâmica de produção, padronização, mercantilização, uso e descarte, e tendo em vista a função social das ONGs na sociedade brasileira e a complexificação de suas atividades, este estudo tem como objetivo discutir e refletir sobre a concepção do marketing e, sobretudo, da comunicação no processo de eficiência e eficácia organizacional dessas instituições. Para tanto, levanta teorias de gestão, marketing e comunicação estratégica e verifica sua aplicação, a partir do método de estudo de caso, pela ONG Clube dos Vira-Latas, que aborda a causa da proteção animal, com objetivos de propiciar uma sustentação teórica para as estratégias de gestão e comunicação utilizadas por organizações semelhantes, que agem como usinas de reciclagem desses “dejetos” — forma como se configuram os animais de rua nas cidades contemporâneas.
Abstract Considering the dire situation that animals are submitted in the consumption society context, with their integration in the dynamics of production, standardization, commercialization, use and discard, and also considering the social relevance of the NGOs in brazilian society with the complexification of their works, the present study aims to discuss and think about the routines and outcomes of the marketing and communication process considering the achievement of organizational efficiency and effectiveness. For this, the study contains a survey of theories of management, marketing and strategic communication; then, verify the application of its perspectives by the development of a case study: the NGO Clube dos Vira-Latas, intention to provide a theoretical support for the management and communication strategies used by similar organizations, which act as recycling plants of these "waste" — how to configure the homeless animals in contemporary cities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103486
Arquivos Descrição Formato
000933157.pdf (5.098Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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