Repositório Digital

A- A A+

Motivos para adoção de um sistema ERP por uma instituição de ensino superior

.

Motivos para adoção de um sistema ERP por uma instituição de ensino superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivos para adoção de um sistema ERP por uma instituição de ensino superior
Outro título Motivos para adoção de um sistema entrerprise resource planning por uma instituição de ensino superior
Autor Bermudez, João Moacir de Oliveira
Orientador Tortorella, Guilherme Luz
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Difficulties related to the adoption
[en] ERP in higher education institutions
[en] Organizational complexity
[en] Reasons for adoption
Resumo Não há dúvidas que sistemas de informações integrados, tal como um sistema ERP, são importantes no suporte à gestão de instituições de ensino superior (IES). O ERP é uma ferramenta capaz de lidar com a complexidade inerente à natureza de negócio dessas organizações. Mesmo com essa habilidade e uma demanda crescente por IES, a implementação desse sistema ainda é considerada problemática. Dentre as justificativas encontradas na literatura para tal circunstância, destaca-se o conhecimento limitado dos fornecedores e desenvolvedores sobre as necessidades específicas das IES. Argumenta-se no texto que os motivos de adoção de um ERP compõem um dos conhecimentos necessários para uma implantação de sucesso. Reforça-se que os motivos são informações primárias para decisão de adoção, e entendê-los são tão importantes quanto a mudança que esse sistema pode promover. O objetivo da pesquisa é identificar os motivos e dificuldades relacionadas ao ERP em uma IES pública. Para isso, conduziu-se um estudo com objetivo exploratório e abordagem essencialmente qualitativa. Utilizou-se como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com os atores relevantes nas questões decisórias sobre o ERP na IES. Os resultados encontrados sugerem que os principais motivos identificados estão relacionados a integração, processo e complexidade.
Abstract No doubt, that integrated information systems, such as an ERP system, are important in supporting the management of higher education institutions (HEIs). The ERP is able to handle the complexity inherent in the nature of these organizations business. Even with this ability and the growing demand for IES, the implementation of this system is still considered problematic. Among the justifications found in the literature for such circumstance, there is limited knowledge of suppliers and developers about the specific HEIs needs. It is argued in this paper that the reasons for adopting an ERP is component of the knowledge needed for a successful deployment. It is stressed that the reasons are for primary adoption decision information, and understanding them is as important as the change that this system can promote. The objective is to identify the reasons and difficulties related to the ERP in a public HEI. For this, we conducted an exploratory essentially qualitative research. It was used as a methodological procedure a semi structured interviews with relevant actors in decision-making on issues of ERP IES. The results suggest that the main reasons identified are related to integration, and process complexity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103744
Arquivos Descrição Formato
000937332.pdf (567.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.