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dc.contributor.advisorPasa, Giovana Savitript_BR
dc.contributor.authorRamos, Rodrygo Spolidoro Lopezpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-24T02:13:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103748pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi identificar possíveis lacunas entre o ensino do Sistema Toyota de Produção (STP) aos alunos da Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isto, primeiramente, foi feito um embasamento teórico dos temas: Sistema Toyota de Produção e o Ensino Superior no Brasil. Logo após, o cenário em que o trabalho se insere foi apresentado. Foi feita, então, uma síntese dos principais elementos do STP, segundo a literatura. Finalmente, aplicou-se um questionário fechado e aberto para obter o nível de conhecimento dos alunos. Nos resultados, observaram-se diferenças no grau de conhecimento entre os alunos dos cursos analisados. Observou-se que os alunos da Engenharia Mecânica não alcançam no que tange ao STP, uma formação suficiente à realidade do mercado de trabalho. A partir do que foi ilustrado com o ensino do STP, sugere-se que ambas Engenharias promovam a integração de seus alunos no processo de aprendizagem, de modo a favorecer sua futura atuação conjunta no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify possible gaps between the teaching of the Toyota Production System to the students of Mechanical Engineering and Industrial Engineering at the Federal University of Rio Grande do Sul. For this, first, was made a theoretical foundation of the topics: Toyota Production System and Higher Education in Brazil. Then, a synthesis of the main elements of TPS was taken, according literature. Finally, was applied a closed questionnaire for obtain the level of knowledge of the students. In the results, were noted differences in the knowledge level between courses in the study. Was observed that Mechanical Engineering students do not attain, in the STP scope, the level of knowledge required from the labor market. From the illustrative results related to STP, is proposed to both Engineering improvements in promoting the integration between their students during the formative activities, in order to obtain the most suitable conditions in the future professional activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectToyota production systemen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectEducation systemen
dc.subjectEngineeringen
dc.titleUm estudo do conhecimento do sistema Toyota de produção por parte dos estudantes de engenharia mecânica e de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000937344pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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