Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAnzanello, Michel Josépt_BR
dc.contributor.authorTodeschini, Bruna Villapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-24T02:13:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103755pt_BR
dc.description.abstractA busca por melhores práticas em gestão de pessoas é um tema que se torna cada vez mais presente em empresas de diversos segmentos, e visa, entre outros, entender o comportamento dos colaboradores para direcionar com mais assertividade os investimentos em capital humano. No entanto, pessoas com características diferentes podem receber estratégias corporativas de maneiras diversas. Este artigo descreve um estudo de clusterização por k-means realizado com um grupo de funcionários de uma empresa brasileira. As variáveis utilizadas referem-se a características individuais e demográficas dos indivíduos dessa população. Os resultados apontaram para a divisão da população em dois grupos que se diferenciam em relação a salários, idade, tempo de empresa e número de horas extras trabalhadas. Para cada um dos grupos, foram propostas estratégias de posicionamento da empresa em relação a seus colaboradores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleUtilização de ferramenta de clusterização para alinhar a estratégia de uma empresa às necessidades de gestão de seus talentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.identifier.nrb000937170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples